De um lado, vendas, propostas, negociações, faturamento, lucros… De outro, impostos, multas, obrigações fiscais e burocracia. A gestão de uma empresa demanda muita atenção em relação a todas essas questões e falhar em um desses processos pode causar consequências graves. Estar em dias com obrigações fiscais é primordial e nós podemos te ajudar!
Para isso, vamos abordar nesse post sobre o SPED e desmistificar esse assunto tão temido pelos empresários.
- O que é SPED?
Antigamente, as empresas tinham que entregar livros e documentos contábeis e fiscais para declarar as atividades da empresa. Porém, era muito trabalhoso e quase impossível gerenciar a fiscalização deles. Então, o SPED veio para facilitar a fiscalização e monitoramento das empresas brasileiras.
SPED significa “Sistema Público de Escrituração Digital” e nada mais é do que um sistema no qual são emitidos os documentos fiscais mensalmente para o governo. Assim, é possível cruzar todas as informações para saber se sua empresa está trabalhando de maneira correta ou não.
O SPED Fiscal envolve documentos digitais relacionados às operações de compra e venda de mercadorias e serviços, focando principalmente no controle do ICMS.
O SPED Contribuições inclui informações digitais sobre PIS, COFINS e outras, visando o cumprimento das obrigações fiscais e contábeis referentes a essas contribuições.
Ambos são essenciais para garantir a conformidade fiscal das empresas no Brasil.
- De quem é a obrigação de gerar o SPED?
Sem sombra de dúvidas, é da empresa! Se as informações estiverem incorretas ou se passar do prazo estabelecido, a empresa que sofrerá as consequências. Você precisará do auxílio de uma assessoria fiscal, normalmente o contador da empresa.
Sabendo disso, a Amazônia Sistemas conta com uma equipe pronta para fazer essa ponte entre você e seu contador, gerando o seu SPED e até mesmo dando treinamentos e suporte.
Nosso time realiza a analise e faz correções no momento de gerar o documento final. Então, o envia para a contabilidade para validação, antes de mandar ao governo. Além disso, você terá consciência dos impostos que está pagando, sem contar a redução de gastos com armazenamento desses documentos.
Conheça os serviços prestados pelo nosso setor de SPED:
- Gerar o arquivo de SPED Fiscal
- Gerar o arquivo de SPED Contribuições
- Análise das Notas Fiscais de Entrada e Saída no arquivo SPED
- Gerar o Bloco H e Bloco K
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